O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) desmentiu os boatos sobre a formação de um "ciclone bomba" no Brasil. O que o país vai vivenciar nos próximos dias é, na verdade, a chegada de uma nova massa de ar frio de origem polar, que começará a avançar de forma mais nítida a partir deste domingo (28).
Embora o frio seja expressivo, o Inmet destaca que este próximo episódio será um pouco menos rigoroso do que a onda de frio anterior. A previsão para os próximos dias aponta o seguinte cenário:
Sexta-feira (26): Dia de frio mais agudo no Sul, com os termômetros oscilando perto de 0°C. Nas áreas mais altas das serras do Paraná e de Santa Catarina, as mínimas podem atingir valores negativos entre -1°C e -2°C.
Sábado (27): As marcas da madrugada começam a subir um pouco, ficando previstas entre 3°C e 5°C.
Domingo (28): As temperaturas entram em elevação gradual, com as mínimas saltando para a faixa dos 9°C aos 12°C.
O declínio nas temperaturas não atingirá o território nacional por igual, concentrando-se na porção centro-sul do mapa:
Sul e Sudeste: Além dos três estados sulistas, a frente fria conseguirá avançar e derrubar as temperaturas em partes do estado de São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais.
Sem Alterações: As regiões Norte, Nordeste e a maior parte do Centro-Oeste passarão ilesas por esse sistema, sem registrar redução nas temperaturas.
Rádio ao vivo