Uma doença misteriosa está se espalhando na República Democrática do Congo, afetando principalmente crianças e colocando em risco pessoas gravemente desnutridas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), especialistas foram enviados à região para investigar o surto.
Em uma atualização publicada na noite de domingo (8), a OMS informou que, entre 24 de outubro e 5 de dezembro, foram registrados 406 casos da doença, dos quais 31 resultaram em mortes. Os sintomas apresentados incluem febre, dor de cabeça, tosse, coriza e dores no corpo. A doença está se alastrando na zona de saúde de Panzi, na província de Kwango, no sudoeste do Congo.
A OMS destacou que todos os casos graves ocorreram em pessoas gravemente desnutridas, com a maioria dos casos afetando crianças, especialmente aquelas com menos de cinco anos de idade.
O comunicado da OMS também menciona que a malária é comum na área e pode estar contribuindo para os casos. Os especialistas sugerem a possibilidade de mais de uma doença estar envolvida no surto.