BAHIA

Secretaria da Educação lança cartilha e gibi para orientar comunidade escolar sobre prevenção ao suicídio

Dentro da programação da campanha Setembro Amarelo, desenvolvida em parceria entre as secretarias estaduais da Educação e da Saúde (Sesab), foi lançada, nesta quinta-feira (10), no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, uma cartilha sobre o tema e o gibi ‘Azidea! Conversando sobre a vida’, direcionados a professores e estudantes da rede estadual. Produzido pelo Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, desenvolvido pela Secretaria da Educação, o material tem o objetivo de orientar e estimular a reflexão sobre o tema na comunidade escolar.


A superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, Rosário Muricy, destacou a importância desta discussão no âmbito escolar e como os conteúdos lançados podem ajudar. “O material busca promover uma reflexão sobre o suicídio, tema tão sensível que atinge o Brasil e o mundo, e que, por isso, pode possibilitar que os jovens, professores e servidores na escola saibam identificar situações de risco, bem como, apresentar alternativas para essa problemática”, afirmou.


Para a diretora de Gestão do Cuidado da Sesab, Liliane Mascarenhas, as publicações podem ser uma ferramenta importante de informação para a comunidade escolar. “É fundamental realizar esse enfrentamento ao suicídio, de forma a orientar os estudantes, professores e familiares. Muitos não conseguem compartilhar suas angústias e difundir o conhecimento nas escolas pode ajudar a identificar os comportamentos. É um desafio que queremos levar para os municípios e todas as redes baianas de ensino”, disse.


Segundo a coordenadora do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, Elisabete Dias, no mês de setembro, as ações de cuidado e prevenção ao suicídio são potencializadas, “mas as desenvolvemos durante todo ano por meio de parcerias e atividades que ampliam o cuidado da SEC com estudantes, educadores e servidores da rede estadual”.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Click to comment
Sair da versão mobile