Prefeitura de Guanambi segue com obras aceleradas no novo cemitério e já tem data de entrega; espaço entrou em colapso há um ano
Uma notícia que repercutiu negativamente na imprensa de todo o estado há exatamente um ano, foi o colapso no cemitério municipal de Guanambi, quando uma família foi avisada pela administração do local que não poderia sepultar um ente querido por falta de vagas. O caso causou assombro e revolta na cidade e chocou toda a população.
Recebendo logo no inicio da nova gestão o enfrentamento deste grande desafio, coube ao prefeito Nilo Coelho resolver mais este gargalo herdado e que foi ignorado pelas duas últimas administrações.
Terreno adquirido em maio
Depois de tratativas diretamente com o proprietário do terreno, a Prefeitura de Guanambi chegou a um acordo para aquisição na modalidade de desapropriação. A área mede 5 hectares e fica localizada na saída para Matina, de fácil acesso e dentro do perímetro urbano do município.
Obras seguem a todo vapor
As obras de terraplanagem, construção de muro e vias de acesso seguem a todo vapor na área do novo cemitério municipal. Com 50 mil m² (5 hectares) o terreno é preparado para a necrópole, dotada de quatro velatórios, construção de muro, ruamento interno e iluminação. A nova necrópole será concebida dentro de um novo conceito de organização, atendendo normas sanitárias e ambientais. A previsão de entrega da obra é para março do próximo ano.
Mais um gargalo de anos resolvido
“A nova estrutura irá resolver o problema para os próximos 50 anos, em uma área da cidade que tem capacidade de expansão urbana”, afirma o prefeito Nilo Coelho.
Segundo o secretário de Infraestrutura Michel Macêdo, o local foi projetado ainda na zona urbana, na saída para Matina e às margens da BA-573, onde também é projetada uma avenida que ligará o novo cemitério até a outra extremidade da cidade, interligando com a BR-030. As obras seguem de forma acelerada e previsão de entrega é para março do próximo ano.