A Prefeitura de Guanambi publicou em edição extra do Diário Oficial Municipal desta quinta-feira (20), a Lei nº 1.413 de 20 de janeiro de 2022, que cria e disciplina a Guarda Civil Municipal Armada. Um pedido antigo da população, a GCM passa a fazer parte da Secretaria Municipal de Planejamento, pasta gerida pelo advogado e Coronel da Reserva Inácio Paz de Lira Júnior, com vasta experiência em segurança pública. A edição do Diário Oficial com a publicação da criação da GCM pode ser acessada, CLICANDO AQUI.
Incumbe à Guarda Civil Municipal, instituição de caráter civil, uniformizada e armada, a função de proteção municipal preventiva, ressalvadas as competências da União e do Estado e exercerá suas atividades em toda extensão do território municipal. “Este é mais um pedido antigo da população que estamos cumprindo, a gestão dará a sua contribuição também na segurança pública”, afirmou o prefeito Nilo Coelho.
Edital do Concurso já tem previsão para publicação
Segundo Coronel Lira existe a previsão de lançamento do Edital de Concurso para a primeira quinzena de fevereiro. O concurso para 100 vagas já está autorizado pelo prefeito Nilo Coelho e serão disponibilizadas 80 vagas para o cargo de Guarda Civil Municipal e 20 para Agente de Trânsito, totalizando 100 vagas.
Requisitos para o Concurso Público
Dentre os requisitos, tem-se a obrigatoriedade do ensino médio completo, a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos e máxima de 40 (quarenta) anos, altura mínima de 1,60 metros (candidatos do sexo masculino) e 1,55 metros (candidatas do sexo feminino) e possuir carteira nacional de habilitação (CNH) no mínimo na categoria “AB”.
Cota feminina e racial de 30%
O concurso reservará o percentual mínimo de 30% das vagas para o sexo feminino, que corresponde a 24 vagas para o cargo de Guarda Civil Municipal e 6 para Agente de Trânsito, no mínimo e também cota racial de 30%. O concurso terá as seguintes etapas: Prova Objetiva e redação, Exame Médico, Investigação Social, Prova de Aptidão Física, Avaliação Psicológica e Curso de Formação.
Fonte – Assessoria de Comunicação