Paróquias de Guanambi emitem nota após Decreto Municipal autorizando o funcionamento de missas com a presença de fiéis.
Por Laisa Campos/TV SDB
Após publicação do Decreto nº 818 e da Portaria Nº 24, de 07 de Agosto de 2020 emitidos pela Prefeitura Municipal de Guanambi, que dispõem sobre a adoção de medidas temporárias e emergenciais de prevenção do contágio pelo Coronavírus (COVID-19), no âmbito do município, nos quais são regulamentados os cultos e demais manifestações religiosas, as Paróquias São Santo Antônio e São Geraldo Magella emitiram nota conjunta nessa segunda-feira (10), informando que não será possível o retorno imediato das missas com a presença dos fieis, isto porque, a referida portaria apresenta uma série de requisitos e adaptações indispensáveis para o acolhimento seguro dos fieis.
Os párocos esclarecem ainda, que estão em contato com a Vigilância Epidemiológica, a fim de elaborarem um protocolo comum às paróquias para o retorno gradual e prudente dos fiéis às celebrações.
Comunicado Conjunto das Paróquias Santo Antônio e São Geraldo Majella
Tendo conhecimento da PORTARIA Nº 24 DE 07 DE AGOSTO DE 2020 da Prefeitura Municipal de Guanambi-BA, que “Dispõe sobre a regulamentação dos cultos e manifestações religiosas com observância ao enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de combate ao contágio e proliferação do Coronavírus (COVID-19) e dá outras providências”, informamos aos fiéis católicos que não é possível o imediato retorno das missas com presença de fiéis, uma vez que a referida portaria elenca uma série de exigências e adaptações necessárias para que os fiéis possam ser acolhidos com segurança.
Nós, padre João Sá e Pe. Eutrópio, párocos das paróquias de Guanambi, estamos em contato com a Vigilância Epidemiológica para que, juntos, possamos elaborar um protocolo comum às paróquias para a gradual e prudente volta das nossas celebrações.
Reafirmamos o nosso desejo de que possamos sim expressar o nosso “ser comunidade” nas nossas assembleias litúrgicas, mas também orientados pelo nosso bispo, faremos isso somente com discernimento e responsabilidade que cabem à nossa missão pastoral.Continuemos unidos em oração, nas nossas casas, “igrejas domésticas”. Nossas paróquias tem procurado manter a presença e proximidade evangelizadora e pastoral pelos meios de comunicação…
Deus abençoe a todos e a todas! Saúde e paz!
Guanambi-BA, 10 de agosto de 2020
Pe. João Silva de Sá Teles (Pároco da Paróquia Santo Antônio)
Pe. Eutrópio Aécio de Carvalho Souza (Pároco da Paróquia São Geraldo Majella)