Combate ao mosquito Aedes aegypti em Guanambi e distritos será reforçada com diversas unidades do carro fumacê
Diante dos elevados índices de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Guanambi solicitou através da Secretaria de Municipal de Saúde, junto à Divep – Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Sesab, o envio de UBV acoplada a veículo, pulverização em Ultrabaixo Volume (Carro fumacê). Ao todo, 6 (seis) unidades do carro fumacê foram encaminhados para Guanambi e distritos.
Trabalho feito desde janeiro
Após o uso de todas as medidas de combate ao mosquito, entre os quais, o bloqueio com máquina costal motorizada e a falta de resultados satisfatórios, foi solicitada a liberação dos veículos. Em 2021, desde de janeiro é feito o trabalho de prevenção, e até o momento, 74.548 imóveis foram visitados e desse total, foi encontrado o foco do mosquito Aedes aegypti em 1.800 lugares, 86% dentro das residências.
Produto menos agressivo
Na aplicação, será utilizada um novo tipo de inseticida, que é menos agressivo e tem aroma mais agradável. Ao todo, serão 4 (quatro) ciclos de aplicação em toda cidade e distritos. “A chefe do departamento de Vigilância Epidemiológica, Eugênia Cotrim, orienta a população para que abra as portas e janelas das residências, quando o carro estiver realizando aplicação. “Seguimos atentos e tomando as providências necessárias para o controle do mosquito Aedes aegypti em nossa cidade”, comemora a Secretária de Saúde, Dra Roberta Mota.
Mosquito causa três doenças
Vale destacar que o mosquito Aedes aegypti não é o causador apenas da Dengue, mas também de outras doenças. Em Guanambi foram confirmados em abril, 134 casos de dengue, 71 de chikungunya e 8 de Zika. Os casos foram registrados em todos os bairros, mas os de maiores incidências são os bairros São Francisco, Novo Horizonte, Alto Caiçara, Alvorada, Paraíso e Vomitamel.