A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), abriu hoje as inscrições para a segunda etapa das Residências Online de Aprendizagem Criativa para educadores. O projeto tem como meta atender professores da rede estadual de educação, criar rede e desenvolver projetos nos espaços de aprendizagem criativa que irá alcançar cerca de 4800 estudantes através das atividades pedagógicas elaboradas durante o programa.
Para participar das Residências, os educadores deverão formar uma equipe de duas a quatro pessoas, acessar o endereço http://educadores.educacao.ba.gov.br/aprendizagemcriativa, preencher o formulário com os dados e responder à pergunta: O que motiva a equipe a querer participar do programa Residências Online de Aprendizagem Criativa? As equipes serão selecionadas com base no critério de inovação e de identidade com a aprendizagem criativa.
Eu gostaria de agradecer a todos os impulsionadores que trabalharam de forma voluntária, pois o trabalho voluntário nestes âmbitos em que estamos é uma doação plena. Também agradecer a dedicação dos educadores que participaram da primeira edição e fizeram parte desta experimentação” comentou a diretora Geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira, que na ocasião também convidou os educadores para segunda edição do programa. “Gostaria de convocar a todos para participar da segunda etapa. Que os nossos educadores de todos os territórios possam vir experimentar essa modalidade formativa, das novas metodologias que nos trazem tantas inovações e muita criatividade” concluiu.
A primeira edição do projeto envolveu 25 impulsionadores e 66 educadores residentes das 18 equipes participantes. A ação teve um alcance de 19 municípios da Bahia e de outros estados e chegou a 12 Territórios de Identidade: Metropolitano de Salvador, Semiárido Nordeste II, Litoral Sul, Bacia do Rio Grande, Irecê, Sudoeste Baiano, Chapada Diamantina, Sertão Produtivo, Médio Rio de Contas, Sertão do São Francisco, Recôncavo e Litoral Norte/Agreste Baiano.
As Residências de Aprendizagem Criativa são inspiradas nas residências artísticas – prática comum ao universo das artes. Adaptada para a educação, a prática valoriza as experiências já existentes, bem como o aprendizado entre pares, na medida em que a formação se dá na convivência dos professores com colegas que possuem mais experiência em Aprendizagem Criativa.
Fonte: SEC/BA