Sem categoria

BAHIA: Promotora de Justiça e dentista entram na lista das 100 pessoas de descendência africana mais influentes do mundo

Redação/ Tv SDB

Dois baianos entraram na lista das 100 Pessoas Mais Influentes de Descendência Africana (Mipad). Os escolhidos foram a promotora Lívia Maria Sant’Anna Vaz, do Ministério Público da Bahia (MP-BA), e o dentista Arthur Igor Cruz Lima, fundador da startup AfroSaúde.

A promotora Lívia Maria Sant’Anna Vaz, do Ministério Público da Bahia, faz parte da lista da Mipad — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Lívia Maria Sant’Anna Vaz aparece na lista na categoria “Grandes Mentes Jurídicas” pela atuação no Sistema de Justiça e o trabalho de combate ao racismo e à intolerância religiosa desenvolvido junto ao Ministério Público do Estado da Bahia.

Lívia Vaz ingressou no MP baiano em 2004, atuou nas comarcas de Brejões, Macaúbas, Seabra e Itabuna até chegar em Salvador. Na capital, ela começou a atuação específica na Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo e também passou a coordenar, em 2015, o Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação do MPBA (GEDHDIS). Diversos resultados já foram alcançados por meio dos trabalhos da Promotoria, primeira do país com essa atuação específica, e pelo Grupo. Criada há mais de 20 anos, a Promotoria inspirou outros MPs a adotarem medidas semelhantes. Com a sua instituição, o Ministério Público baiano se antecipou, inclusive, a recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que determinou a criação de Promotorias, Grupos ou Núcleos para atuação específica.

Segundo Lívia Vaz, a Promotoria de Justiça segue sendo uma das pioneiras em ações, recomendações, TACs e denúncias oferecidas, inclusive na atuação com relação a cotas raciais e recomendações quanto a políticas públicas de ações afirmativas.

O dentista Arthur Igor Cruz Lima foi escolhido na categoria “Saúde e Heróis da Covid-19”, pela solução tecnológica de serviços de saúde voltados para a comunidade negra, desenvolvida para conectar profissionais da saúde negros e pacientes negros, durante a pandemia a AfroSaúde. Arthur criou uma rede de apoio para atender moradores que vivem nas periferias de Salvador.

O dentista Arthur Igor Cruz Lima entra na lista das 100 pessoas de descendência africana mais influentes do mundo .
Foto: Reprodução/redes sociais

Arthur Igor se formou na Faculdade Baiana de Medicina em 2015, trabalhou pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de Rio Real e depois fez residência em saúde da família (Fesf/Fiocruz), atuando em Itinga, Lauro de Freitas. Atualmente, faz mestrado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A tese de dissertação vai ser sobre qualidade de vida e ansiedade dos dentistas durante a pandemia.

O Mipad é uma iniciativa que identifica grandes atores de ascendência africana com contribuições positivas em todo o mundo. Os reconhecimentos estão inseridos na agenda da Década Internacional das Nações Unidas para Afrodescendentes, que iniciou em 2015 e seguirá apresentando estas lideranças até 2024.

Os reconhecimentos são concedidos a grandes empreendedores de descendência africana que atuam em setores públicos e privados de todo o mundo e formam uma rede progressiva de atores relevantes para se unirem no espírito de reconhecimento, justiça e desenvolvimento da África e do seu povo.

Sair da versão mobile