O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou em sessão realizada na terça-feira (20) que os extratos bancários com a movimentação financeira dos partidos e a prestação de contas das legendas serão divulgados na internet, no site da Justiça Eleitoral. Por unanimidade, os ministros do tribunal decidiram que os comprovantes serão colocados na internet com as prestações de contas que devem ser entregues à Justiça Eleitoral.
Mensalmente, as instituições financeiras informam à Justiça Eleitoral sobre os extratos bancários com a movimentação financeira dos partidos . Porém, com a decisão, os ministros alteraram a Resolução 23.604/2019, que trata das finanças e da contabilidade dos partidos, os documentos também passarão a ser disponibilizados na página de consulta pública das prestações de contas das legendas, disponível no site do TSE.
De acordo com o TSE, a decisão foi motivada por pedido protocolado pela organização Transparência Brasil. Segundo a entidade, a medida é necessária para fiscalizar os gastos dos partidos.