Na manhã dessa quarta-feira (19) familiares, amigos e moradores do projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa-BA, reuniram-se em manifestação pacífica. a fim de reivindicar por justiça na morte do trabalhador rural José Pinheiro dos Santos, 51 anos, covardemente assassinato por um policial militar, no último sábado (15).
Pessoas bastante emocionadas fizeram uso da palavra, lembrando a trajetória de vida da vítima e sua reputação ilibada. Os manifestantes pediam punição para o autor do crime, com o propósito de impedir que outras famílias venham a chorar a perda de seus familiares de modo tão covarde e desumano.
ENTENDA O CASO
O crime ocorreu na tarde de sábado (15), por volta das 16h, quando a vítima, identificada como José Pinheiro dos Santos, de 51 anos, colhia bananas em uma estrada vicinal, no Projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa.
Neste momento, o PM seguia em uma caminhonete, de carona com um amigo, questionou que um caminhão estava obstruindo o trânsito, iniciando uma discussão.. Testemunhas contaram à polícia que ele desceu do veículo já com arma em punho, deflagrando alguns disparos, resultando na morte da vítima, cujo corpo apresentava uma perfuração nas costas.
José Pinheiro morreu na hora e o militar fugiu do local sem prestar socorro.
Em áudio divulgado pelas redes sociais, um homem que se identifica como dono da caminhonete, disse que o policial estaria de carona no seu veículo e desceu nervoso para discutir com os trabalhadores. Detalhou que, inicialmente, o policial disparou para o alto e fez mais disparos em direção aos trabalhadores, causando a morte de José Pinheiro, com um tiro nas costas. O homem acrescenta que após a confusão, o policial retornou correndo em aparente desespero ao afirmar que tinha acabado com a própria vida. Pediu para que fosse levado imediatamente a outro local.
Em protesto contra o assassinato da vítima, a população chegou a atear fogo em um posto da PM na noite do domingo (16). José Pinheiro dos Santos era casado, deixou duas filhas e netos.
O policial militar, suspeito de matar um trabalhador rural a tiros na cidade de Bom Jesus da Lapa, oeste da Bahia, se apresentou na delegacia de Juazeiro, no norte do estado, junto com um advogado, na tarde de terça-feira (19). Ele foi detido por mandado de prisão preventiva.